sexta-feira, 14 de junho de 2013

EUkids Online



Comportamentos online dos jovens.
Discussão dos resultados de um estudo realizado na Escola

Em matéria de tecnologias de informação e comunicação (TIC) a preocupação fundamental das escolas é de ordem técnica: assegurar o número e a qualidade necessária de máquinas para responder às necessidades da população que serve. Sem pretender desvalorizar esta preocupação de base – a velocidade de acessos à Internet nos mais diversos formatos e plataformas cresce a enorme velocidade, pelo que as exigências nesta área são fortíssimas! – importa, para além dela, conhecer os comportamentos dos jovens online na Escola e, em casa - lugar onde atualmente eles mais acedem à Internet – de forma a definir uma estratégia em matéria de educação ética e segura dos jovens online que envolva os diferentes parceiros nesta área: os professores, os pais e os representantes das indústrias, entre outros. 

Foi com este propósito que a equipa da biblioteca escolar tomou a iniciativa de adaptar o questionário do projeto europeu EU Kids Online sobre comportamentos dos jovens online, sujeita-lo à aprovação da sua coordenadora em Portugal, professora Cristina Ponte (UNL) e aplica-lo na Escola. 

Os resultados foram divulgados no passado dia 28 de maio, em sessão realizada na biblioteca e aberta à comunidade. Teve o privilégio de contar com as participações de Cristina Ponte e Ana Jorge do projeto EU Kids Online e de Tito de Morais, coordenador de Miúdos Seguros Na.Net. O auditório reunido, não obstante a sua dimensão reduzida, é influente no meio, integrando pais, professores, coordenadores de diretores de turma, representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares de Sintra, Conselho Geral e Direção do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro.

 A Escola deve permitir o uso de telemóveis em sala de aula sob determinadas condições? O professor deve tornar-se amigo dos seus alunos nas redes sociais? O estudo que os jovens levam a cabo em diferentes ambientes e plataformas potencia uma aprendizagem mais eficaz dos conteúdos curriculares? A Escola desenvolve uma política de educação cívica na área da educação para os media, sensibilizando os jovens para uma utilização crítica e responsável destes meios? Estas foram algumas das questões debatidas na sessão que terminou com a promessa de apresentação de um plano plurianual nesta área que reúna os diferentes intervenientes.

No final a Pastelaria Arca de Noé, localizada em frente à Escola, serviu uns deliciosos pãezinhos com chouriço e bolinhos que a todos agradaram.

professora Liliana Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário