sexta-feira, 8 de março de 2013

Newton gostava de ler (2)





As palavras têm PH


«O meu avô dizia que a melhor parte da vida haveria de ser ainda um mistério e que o imprtante era viver procurando».
«Eu brincava com as palavras e o meu avô, que adorava ler depois o que eu escrevia, dizia que eu tinha aprendido a sonhar, porque sonhar é achar que estamos a fazer algo que se passa só na nossa cabeça. Eu estava a aprender a sonhar de dia, e quem sonha de dia transforma sempre a sua vida, transforma o mundo.»
«Só os que sonham apenas durante a noite é que não levam os sonhos a sério e desistem de mudar o mundo. Depois, a minha mãe ainda me disse que sonhar assim não era algo que se passava apenas na minha cabeça, mas também no coração. As coisa que se passam no coração, isso aprende-se com o tempo, são as mais importantes de todas.»

Valter Hugo Mãe, As Mais Belas Coisas do Mundo, 1.ª edição, Lisboa, Editora Objetiva, 2010.
Dia 5 de fevereiro, pelas 15 horas, realizou-se, na biblioteca, o Módulo III do projeto, Newton gostava de ler. A sessão iniciou-se com a leitura, por parte da professora bibliotecária, Liliana Silva, do livro do escritor valter hugo mãe, As mais belas coisas do mundo. Em seguida, a professora de Física e Química, Maria Manuel Costa, dirigiu a atividade experimental com os alunos. Participaram na sessão as turmas 12.º C2 e 10.º C1 e a professora de Biologia e Geologia, Élia Meneses.
A atividade foi replicada na biblioteca da Escola Padre Alberto Neto, dia 19 de fevereiro, pelas 15 horas, por parte de um grupo de alunos da turma 10.º C1, dirigidos pela professora Élia Meneses.
Eis alguns depoimentos sobre a sessão do dia 5 de fevereiro:
Foi uma atividade que relacionou a química com a leitura, o que foi bem inovador. A interação com a outra turma correu bem e, apesar do nosso grupo não ter conseguido concluir a atividade experimental, foi muito enriquecedor!
Foi engraçado realizar a atividade e observar os seus resultados.
A leitura do livro foi muito expressiva e fez-nos pensar sobre as coisas da vida.
Foi uma atividade deveras interessante!

Os alunos Catarina, Daniela, Mariana e Pedro do 12.º C2
Na sessão tocou-me particularmente a curiosidade, o interesse, o rigor de procedimentos e o espírito de entreajuda dos alunos. Estas coisas invisíveis são, para um professor, das mais belas coisas do mundo.

A  professora  bibliotecária

O livro  está disponível da bilioteca.
Cota: 821.134.3-MAE

1 comentário:

  1. Não estive presente nesta sessão, mas pela descrição deve ter sido muito interessante...associar a experiências de química a leitura de excertos de um livro. Parabéns aos professores e alunos envolvidos nesta actividade. E, quanto a mim, ex-professora de FQ desta escola,resta-me ver as fotos e ler o livro de valter hugo mãe!

    ResponderEliminar